18/12/2024

Prêmio IAF de Educação Fiscal: Escola hospitalar Irmã Dulce é premiada em primeiro lugar

 

A terceira edição do Prêmio IAF de Educação Fiscal premiou, na tarde desta segunda-feira (16), iniciativas de entidades públicas e privadas que realizaram projetos voltados para a conscientização acerca da função social dos tributos, do controle social e da importância da participação popular no acompanhamento dos gastos públicos. Os  vencedores foram escolhidos por duas comissões: uma técnica, que avaliou a aderência do projeto ao prêmio, e uma julgadora, que classificou as melhores em cada categoria.

 

 

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no SESC Casa do Comércio. Na categoria “Escola”, o primeiro lugar foi da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã  Dulce, com o projeto “Educação fiscal: um passo para a compreensão de uma cidadania participativa e solidária”, desenvolvido na Oncopediatria do Hospital Aristides Maltez,  que atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II que estão em tratamento oncológico e, temporariamente, impossibilitadas de frequentar a escola  regular.  A iniciativa promove a consciência social e ética tributária entre as crianças e seus familiares, incentivando a compreensão sobre a gestão de recursos públicos e a  importância da participação cidadã para o fortalecimento da democracia. A professora Claúdia Luciana Carneiro Cedraz recebeu o prêmio, no valor de R$9 mil.

 

O segundo lugar foi da Escola Municipal Odilton Oliveira, com o projeto “Despertando hoje para mudar o amanhã: a importância das notas fiscais para os cidadãos”, que tem  como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos tributos, da emissão da nota fiscal e da função socioeconômica do imposto. A professora  Daiane de Brito Dias, coordenadora do projeto, recebeu o prêmio.

 

Na categoria “Instituições”, a premiada foi a Pitágoras Sistema de Educação Superior (NAF Unime Lauro de Freitas), pelo projeto “Educação Fiscal para jovens por meio do    NAF UNIME Lauro de Freitas, que leva a educação fiscal para jovens das escolas da região por meio de mentorias, consultorias, dinâmicas, palestras e ações realizadas pelo  Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da instituição de ensino.  

 

A seguir, foi a vez dos profissionais de imprensa serem reconhecidos. O primeiro lugar foi da matéria “Cofres públicos baianos têm prejuízo de pelo menos R$214 milhões por  sonegação”, veiculada no jornal Correio, abordando o impacto financeiro da sonegação de impostos. O texto detalha esquemas em que empresários evitam pagar impostos  devidos, como o ICMS, utilizando estratégias como a emissão de notas fiscais fraudulentas e o não recolhimento sistemático dos tributos, além de destacar operações realizadas para identificar e punir os envolvidos, evidenciando a complexidade e a gravidade dessas práticas ilícitas​. Autora da matéria, a jornalista Larissa Pereira Almeida recebeu o prêmio. 

 

 

O segundo lugar da categoria foi para a matéria “Saiba como ajudar crianças e idosos com imposto de renda”, destacando que a destinação de parte do Imposto de Renda pode ser uma ferramenta eficaz para apoiar projetos sociais, culturais e esportivos no Brasil. Produtor responsável pela matéria - veiculada no Jornal da Manhã (TV Bahia) -, o jornalista David Cardoso recebeu o prêmio em nome da equipe.

 

A reportagem “Especialista ressalta papel do consumidor no combate à sonegação fiscal”, publicada no site Conectado News, ficou em terceiro lugar e destaca o papel do consumidor no combate à sonegação fiscal no Brasil. Autor da matéria, o jornalista Luiz Antônio dos Santos Souza recebeu o prêmio.

 

O evento contou com a presença do presidente do IAF Sindical, Marcos Carneiro; do diretor de comunicação do IAF e coordenador do prêmio, Stéphenson Cerqueira; do coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, André Luiz Aguiar; do presidente do Sindifisco Nacional-DS Salvador, Nagib Elias Abdala; além dos representantes das Secretarias da Fazenda, Educação e município, André Aguiar, Manoel Calazans e Bruno Alves, respectivamente. Em seus discursos, Manoel Calazans e Bruno garantiram levar a pauta para as secretarias para que a educação fiscal possa ser uma agenda nas escolas municipais e estaduais. 

 
O Prêmio IAF de Educação Fiscal é uma realização do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF Sindical). Pioneira no estado, a iniciativa visa contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa.

 

 

Veja as fotos do evento AQUI

Veja a repercussão na mídia, a seguir:

TV Bahia - BATV: https://globoplay.globo.com/v/13189320/

TV Bahia - Jornal da manhã: https://globoplay.globo.com/v/13189547/

Correio*: https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/materia-do-correio-conquista-primeiro-lugar-no-premio-iaf-de-educacao-fical-1224

Conectado News: https://www.conectadonews.com.br/noticia/38436/qlevar-ate-as-pessoas-nocao-sobre-tributos-e-exercicio-da-cidadaniaq-diz-diretor-de-comunicacao-sobre-premio-de-concurso-estadual-vencido-pelo-conectado-news 

 

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão