IAF Sindical entrevista Vera Virginia Nobre de Santana Chaves
Dando continuidade à série de entrevistas com associados aposentados, conversamos desta vez com Vera Virginia Nobre de Santana Chaves, uma mulher dinâmica, curiosa e profundamente interessada em compreender as pessoas e o mundo ao seu redor. Mãe dedicada e observadora atenta do comportamento humano, ela compartilha conosco um pouco de sua história, marcada pelo gosto por aprender e por se conectar com a sociedade e com aqueles que a cercam.
IAF Sindical: Onde nasceu, como foi sua formação?
Vera: Nasci em Aracaju, no estado de Sergipe, e aos 8 anos mudei para Salvador, cidade que amo muito. Estudei a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I em escola particular. Já o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio cursei em escola pública. Minha formação acadêmica é em Ciências Contábeis. Posteriormente, concluí pós-graduação em Auditoria Contábil na Faculdade Estácio de Sá, em Auditoria Fisco-Contábil na UFBA e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na Fundação Getúlio Vargas.
IAF Sindical: Como chegou ao cargo de Auditor Fiscal?
Vera: Ingressei na Sefaz em 1998, após ser aprovada em concurso e logo fui designada para exercer o cargo em Guanambi. Entretanto, já tinha experiência na área tributária em auditoria de estabelecimentos, pois exerci o cargo de Auditora Fiscal do Munícipio de Salvador.
IAF Sindical: Suas experiências no exercício da função
Vera: Iniciei na Infaz Guanambi em 1998, permanecendo por seis meses como supervisora de estabelecimentos. Depois fui para Infaz Vitória da Conquista e, em seguida, exerci o cargo de inspetora da Infaz Barreiras, função que desempenhei durante quatro anos. Após esse período, assumi a função de supervisora de estabelecimentos na Infaz Eunápolis. Posteriormente, fui removida para Salvador, onde atuei como gestora do Sistema Informatizado de Auditoria Fiscal (SIAF) na antiga Gerência de Automação e, por fim, passei a executar auditorias nos estabelecimentos pertencentes à circunscrição da Infaz Varejo.
IAF Sindical: A conciliação entre vida familiar e carreira
Vera: Não foi muito difícil, pois sempre planejei bem minha vida. Quando morava em Barreiras, engravidei e contei com uma rede de apoio maravilhosa, composta por minha mãe e meu marido, ambos muito dedicados para que eu pudesse exercer minhas funções com responsabilidade. Quando necessário, viajava para Salvador com minha filha, ainda pequena, tendo sempre minha mãe como suporte.
IAF Sindical: O que mais a orgulha do período na Sefaz?
Vera: O que mais me orgulha é participar de uma organização composta por profissionais comprometidos com os objetivos da instituição, sempre em busca de conhecimentos atualizados e inovadores.
IAF Sindical: Como foi a adaptação à aposentadoria?
Vera: Eu já vinha me preparando bastante. Antes de aposentar, é fundamental planejar e desenvolver projetos. Eu já tinha vários, e antes da aposentadoria realizei o desejo de participar da diretoria do IAF. Ser sindicalista trouxe uma experiência gratificante. Assim, quando me aposentei, ainda permaneci no IAF, depois tirei um ano para descansar e passei a desenvolver meus projetos na área das Ciências Humanas.
IAF Sindical: Quais são suas atividades atuais?
Vera: Atualmente, curso o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na UFBA e também Psicologia em uma instituição privada. Além disso, viajo, assisto filmes, gosto de ir à praia e conversar bastante.
IAF Sindical: Como vivenciou o período da pandemia?
Vera: Com muita cautela, cuidado e apreensão. Adapto-me com facilidade às circunstâncias que a vida me oferece.
IAF Sindical: E, por fim, o que mais gostaria de compartilhar com seus colegas?
Fui muito feliz no exercício do cargo, amava o que fazia e considero maravilhosa a multiplicidade de tarefas que a carreira me proporcionou. Sou grata a todos os colegas com quem trabalhei, sempre solícitos e gentis. A vida em atividade foi, para mim, um presente de Deus.
(*) Auditora Fiscal Aposentada e associada ao IAF Sindical.
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão