29/10/2025

IAF Sindical entrevista Licia Maria Matutino Silva

Dando sequência à nossa série de histórias inspiradoras, que destacam trajetórias marcadas por determinação, laços familiares e conquistas pessoais, apresentamos nesta edição a trajetória da associada aposentada Licia Maria Matutino Silva, natural de Juazeiro, no interior da Bahia. Licia é a segunda de nove irmãos e irmã gêmea de Lígia — companheira nos estudos, nas escolhas e na carreira.

IAF Sindical: Como foi a sua formação? E como foi que você chegou ao cargo de Auditora Fiscal?

Licia: Estudamos sempre em escolas públicas, com exceção apenas da faculdade.
Por incentivo de nossa mãe, fizemos o curso Pedagógico, acreditando que seria a melhor oportunidade para ingressar no mercado de trabalho como professoras.

Durante esse período, surgiu um concurso do INSS em Juazeiro. Apesar da descrença de muitos, que achavam que as vagas seriam preenchidas apenas por pessoas com prestígio, decidimos enfrentar o desafio. Estudamos com afinco — chegando a decorar o Regulamento da Previdência Social — e fomos aprovadas entre os primeiros lugares. Assim, aos 19 anos, começamos a trabalhar, o que foi uma grande vitória para nós e para nossa família. Uma experiência marcante no INSS, logo no início da jornada, foi quando fui escolhida para participar do recadastramento dos beneficiários da previdência social de Juazeiro, aqui em Salvador, requerendo trazer, de ônibus, todas as fichas dos beneficiários, numa época em que eu sequer conhecia a cidade. Aceitei a missão e cumpri com sucesso e essa iniciativa abriu portas para nossa transferência definitiva para a capital, para onde aos poucos trouxemos também nossos irmãos e nossa mãe.

Mais tarde, ainda no INSS, onde permanecemos por quase 10 anos, incentivadas por meu cunhado Jose Delfino, cursamos Economia, na Faculdade Católica de Ciências Econômicas, e, em 1977, já formadas, surgiu o concurso da Sefaz. Fui aprovada para Analista Financeiro e Auditora Fiscal.  A princípio assumi como Analista, em julho de 1978, mas, logo depois optei pelo de Auditor Fiscal.

IAF Sindical: Quais a suas experiências no cargo de Auditora Fiscal?

Licia: Iniciei as atividades na função de fiscalização. Na Sefaz, tive a oportunidade de viver experiências desafiadoras e muito enriquecedoras e atuar em diferentes áreas da instituição dentre as quais destaco:  Inspetoria do Iguatemi, Inspetoria do Trânsito de Simões Filho, IFMT/Metro, Infaz Calçada, Infaz Varejo, na condição de Inspetora, além de ter atuado, também, na SAT/Coordenação de Inteligência, no Consef, como julgadora, na Copec e, por fim, na Infip, onde aposentei-me em 03/04/2025.

IAF Sindical: O que mais te orgulha no período que você passou na SEFAZ?

Licia: Em cada função procurei contribuir com amor, dedicação e espírito de colaboração, sempre aprendendo com colegas e líderes. Hoje, ao olhar para trás, sinto a tranquilidade de quem cumpriu sua missão. Sou profundamente grata a todos que estiveram comigo nessa caminhada e em especial à minha família, que me compreendendo e apoiando me ajudaram a construir a minha história.

IAF Sindical: Você se tornou uma “inativa” ou se dedica a outras atividades?

Licia: Hoje, na esfera familiar, posso dedicar o melhor de meu tempo a meu marido Ronaldo, minhas filhas Tais e Camila, minhas netinhas Eva e Bela e meu netinho Bento, que preenchem meus dias de alegrias e encanto. Como retribuição a tantas graças recebidas estou me dedicando também ao trabalho voluntario.

(*) Auditora Fiscal Aposentada e associada ao IAF Sindical.

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão