IAF Sindical entrevista Niwton de Barros Macedo
Em mais uma edição do IAF Entrevista, temos o prazer de conversar com uma personalidade que carrega em sua trajetória uma rica história de vida. Natural da cidade de Altinho, localizada no agreste pernambucano, Niwton nasceu em 21 de setembro de 1953 e tem muito a compartilhar sobre sua caminhada pessoal e profissional. Nesta entrevista, ele nos conta um pouco sobre suas origens, experiências e visão sobre os desafios enfrentados ao longo dos anos.
IAF Sindical: Como foi a sua formação?
Niwton: Conclui o primário no colégio Professor Francisco José de Barros Correia em 1966, o ginásio no Colégio Comercial de Altinho em 1970 e o curso médio em técnico de contabilidade, no Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, em 1973.
Me formei no curso de graduação em Ciências Contábeis, na UFBA, em 1978, com Especialização em Auditoria Fiscal-Contábil em 2001.
IAF Sindical: Descreva suas experiências profissionais. Quais foram?
Niwton: De 1971 a 1974, trabalhei nas Casas José Araújo, em Pernambuco, exercendo a função de auxiliar de contabilidade e posteriormente contador. De 1974 a 1987, exerci várias funções no Banespa, sendo a última como Chefe da Contabilidade.
Em 1987 assumi a função de Auditor Fiscal, conquistada através de concurso público.
Tomei posse na Inspetoria Fazendária de Iguatemi, passando pela GERSU, IFEP, COPEC e, finalmente, exerci a função de Gerente de Substituição Tributária, na qual me aposentei em dezembro de 2016.
IAF Sindical: Quando você se aposentou, como foi a adaptação à nova realidade?
Niwton: Me adaptei imediatamente, pois quando resolvi me aposentar foi pensando em viver intensamente com familiares e amigos, sem qualquer compromisso profissional.
Compromisso só comigo com e familiares, viajando bastante, pois devemos viver este momento intensamente, enquanto temos saúde, que é o único pedido que peço a Deus, todos os dias.
IAF Sindical: Como vivenciou o período da pandemia e como essa realidade impactou a sua vida?
Niwton: Durante o período da pandemia eu vivi com muita tranquilidade, tendo os cuidados necessários de prevenção e convivendo harmoniosamente com a família.
IAF Sindical: O que você gostaria de dizer que não foi perguntado?
Niwton: Tenho muito orgulho de ter trabalhado na Sefaz, onde estabeleci os meus melhores laços de amizades. Foi na Sefaz que cheguei ao auge de minha realização profissional, orgulhoso de ter cumprido minha missão que foi servir e ajudar na reputação desta Secretaria da Fazenda.
E a carreira profissional foi por mim vivenciada em grande sintonia com a família, pois entendo que família e trabalho se complementam, principalmente quando nos dedicamos com muito amor.
(*) Auditor Fiscal Aposentado e associado ao IAF Sindical.
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão