Prêmio IAF de Educação Fiscal 2022
Após sucesso do Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) iniciou a mobilização para a realização da edição do Prêmio 2022. Com a proposta de valorizar, promover e incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, o Prêmio IAF de Educação Fiscal estimula a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.
Poderão ser inscritos projetos em desenvolvimento, que abranjam as seguintes ênfases em Educação Fiscal: conceitos tributários básicos; função social dos tributos; atuação do Fisco no Estado da Bahia; combate à sonegação e corrupção fiscal; importância da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e e da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica – NFC-e; acompanhamento das contas públicas; controle social; transparência e qualidade dos gastos públicos; preservação do patrimônio público; combate ao vandalismo; entre outros, permitindo aspectos de transversalidade com outras áreas de formação ou de conhecimento.
Os projetos devem abranger as seguintes categorias: Educação, Imprensa, Instituição ou Tecnologia.
A categoria “Escolas” abrange instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive profissionalizante.
A categoria “Instituições” abrange as Organizações não Governamentais (ONG’s), universidades, Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa privada.
A categoria “Imprensa” abrange profissionais e/ou empresas de comunicação com atuação em mídia convencional (mídia impressa, TV, rádio e internet). Também poderão concorrer nessa categoria estudantes universitários do curso de Jornalismo, com reportagens publicadas nos jornais laboratório (impressos ou digitais).
A categoria “Tecnologia” é destinada a amadores, estudantes da área de Tecnologia da Informação, profissionais e organizações da iniciativa pública ou privada, que desenvolvam ou financiem o desenvolvimento de aplicativos para computadores ou dispositivos móveis, aplicados a Educação Fiscal.
Os melhores projetos serão agraciados com Certificado de Reconhecimento e premiação financeira com valor a ser definido.
Confira a lista de ganhadores do Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021
Categoria Escola: 1º lugar - Escola Municipal Antero Alves com o projeto “História em Quadrinhos e a Educação Fiscal”; 2º lugar – Escola Daniel Rebouças com o projeto “Sou criança consciente! Fiscalizando e aprendendo”; 3º lugar – Colégio Estadual Professor Carlos Valadares com o projeto “Controle Social Colaborativo da Gestão Democrática na Escola”;
Categoria Imprensa: 1º lugar – Conectado Bahia Comunicação LTDA com a matéria “A Função Social dos Tributos Fiscais - Saiba a Diferença entre Tributos, Impostos e seus Benefícios à Sociedade”; 2º lugar - Maria Paula Marques com a matéria “Vandalismo Causa Transtornos Cotidianos e Prejuízos a Salvador”;
Categoria Instituição: 1ºlugar - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia com o projeto “A OAB vai à Escola”; 2º lugar - Associação dos Jovens Empreendedores com o projeto “Feirão dos Impostos”;
Categoria Tecnologia: 1º lugar - Antônio Marcos Cerqueira Navarro – TCE com o projeto “Jogo Digital Você Gestor - A Rede da Cidadania”; 2º lugar - Caloan W. S. Guajardo com o projeto “Impostos Sobre Questões Simples”.
O Prêmio IAF de Educação Fiscal 2022 continuará com a missão de fomentar a consciência e o exercício da cidadania fiscal, através de incentivo à Educação Fiscal.
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão