Lançado o Prêmio IAF de Educação Fiscal
Com o objetivo de valorizar, promover e incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) lançou, na última quarta-feira (28/10), o Prêmio IAF de Educação Fiscal.
O lançamento, que ocorreu de forma virtual, reuniu dirigentes de várias entidades ligadas à sociedade civil e também ao grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO).

De acordo com a coordenadora do Prêmio e diretora de Assuntos Tributários do IAF, Vera Virgínia Chaves, além de fiscalizar e arrecadar, também é papel do auditor fiscal incentivar, estimular e promover a participação de todos na gestão pública. “Nosso papel é levar aos cidadãos conhecimento como conceitos sobre a função social do tributo, combate à sonegação e corrupção fiscal, importância da nota fiscal, acompanhamento das contas públicas, controle social, preservação do patrimônio público, transparência e qualidade dos gastos públicos. O Prêmio IAF vai desempenhar um papel fundamental neste sentido”, afirmou.
Segundo Marcos Carneiro, presidente do IAF, o Prêmio IAF foi inspirado no modelo desenvolvido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). “A Febrafite é uma grande parceira nossa e vem nos mostrando que é possível incentivar a fazer com que cada cidadão tenha consciência da importância da cidadania fiscal e de acompanhar esse processo de fiscalização e controle dos gastos”, completou.
A solenidade de lançamento foi encerrada com a exibição da palestra “A importância da discussão da função social do tributo, do controle social e qualidade dos gastos públicos” comandada pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e mestre em contabilidade, Vitor Maciel.
Estiveram presentes também, representantes do Conselho Regional de Contabilidade; Ordem dos Advogados da Bahia; Associação dos Promotores do Estado da Bahia; Conselho Nacional de Política Fazendária; Associação dos Magistrados da Bahia; Associação dos Procuradores do Estado da Bahia; Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia; além dos parceiros Febrafite, Conselho Regional de Administração da Bahia e Escola de Contas.
INSCRIÇÕES – As inscrições para o Prêmio IAF de Educação Fiscal começam no próximo dia 01/11 e seguem até 31/07/2021, através do site:
www.premioiafeducacaofiscal.org.br
Poderão participar órgãos públicos e empresas privadas, escolas e universidades públicas e privadas, entre pessoas jurídicas, além de jornalistas e outras pessoas físicas pela categoria imprensa e profissionais da área de tecnologia, que, individualmente ou em equipes, desenvolvam aplicativos voltados à Educação Fiscal, que possuam domicílio no território do Estado da Bahia.
IAF - Trabalho e Transparência!
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão