Evasão de auditores fiscais baianos beneficia outras unidades da federação
Urge uma solução para a evitar a fuga de Auditores Fiscais para outras Unidades da Federação, pois, pelo menos, fica evidenciado que há alguns beneficiados com a situação caótica de evasão desses excelentes profissionais que ora trabalham Sefaz/BA: os demais fiscos – e outros órgãos – da federação.
Desde a primeira leva de nomeações do último concurso, em 2020, já são, no mínimo, 10 entidades de outras unidades federadas (principalmente fiscos estaduais) a usufruírem das dezenas de saídas de auditores fiscais, por negligência ou falta de estratégia por parte da administração fazendária baiana.
Apenas a Sefaz/SC, por exemplo, recebeu 9 Auditores, entre exonerações e desistências, que poderiam estar atuando na Sefaz/BA. A maioria deles já chegou no destino treinada pela nossa Secretaria e pronta para assumir cargos e projetos relevantes. Ou seja, a Bahia perdendo tempo e vultoso investimento realizado com esses colegas, situação essa que poderia ser evitada há muito tempo.
Ademais, há outros fiscos com concursos abertos ou com recentes realizações (MG, MT, PE, MA, AM), além da própria Receita Federal, com perspectiva de elevar ainda mais as migrações de Auditores do concurso de 2019 para outros rincões.
E não é somente para outros estados que a Bahia perde auditores fiscais. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia também usufruiu desse benefício, diminuindo o número de posses de Auditores em nossa casa, com perspectiva de que mais alguns colegas optem pelo TCM-BA nos próximos meses.
Felizmente, após mais de três anos da homologação do último concurso, parece que a administração fazendária baiana finalmente percebeu a real dimensão do problema, especialmente com as sinalizações positivas dadas pelo Secretário na última reunião com o IAF Sindical.
Na expectativa de uma breve solução, reforçamos aqui, mais uma vez, a importância de que as mudanças que visam garantir a isonomia entre as diferentes gerações de servidores sejam implementadas o mais rapidamente possível. Enquanto não forem concretizadas, crescerá não só a quantidade de saídas, como também a fama, disseminada pelo Brasil afora: a Bahia está se tornando um centro de treinamento de auditores para serem exportados para outras esferas de poder.
(*) LEGENDA: Confira a relação de órgãos já beneficiados pela evasão na Bahia:
Sefaz/CE
Sefaz/GO
Sefaz/MA
Sefaz/RS
Sefaz/SC
TCM/BA
CGU/União
Polícia Federal/União
TRF4/PR
Prefeitura de São Gonçalo/RJ
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão