07/10/2023

Escola Municipal de Santo Estevão é vencedora em primeiro lugar no Prêmio IAF de Educação Fiscal

A Escola Municipal Francelino Pereira de Assis, situada na Fazenda Caboclo, no município de Santo Estevão, foi a vencedora, em primeiro lugar, do Prêmio IAF de Educação Fiscal, edição 2022/2023.

Liderada pela professora Daiane de Brito Dias, a Escola apresentou o projeto que teve como tema A Arte Como Instrumento de Representação da Educação Fiscal. O projeto tem como objetivo "conscientizar os estudantes sobre a importância dos tributos para a manutenção das atividades do Estado, sem as quais nenhum progresso social seria possível" e tenta demonstrar como "o custo dos tributos está presente em praticamente toda atividade econômica: seja no salário do trabalhador, no preço das mercadorias e serviços, no simples ato de possuir um imóvel ou um veículo, ou na própria produção da riqueza nacional".

Esta premiação "serve de inspiração para que outras pessoas aqui de Santo Estevão se inscrevam na próxima edição do prêmio", disse a professora Daiane.

Na execução do projeto, destaca-se a percepção do aluno do 3º ano, K.R.S, que demonstrou como vê a aplicação dos recursos públicos em seu município.

O Prêmio IAF de Educação Fiscal é uma realização do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF Sindical), tendo como principais objetivos a discussão sobre a função social dos tributos, do controle social e da importância da participação de todos no acompanhamento da qualidade dos gastos públicos em todas regiões do Estado. Além de ser pioneiro na Bahia, o Prêmio IAF de Educação Fiscal visa ainda contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa.

O Prêmio está em sua segunda edição, seguindo os princípios já adotados, há 11 anos, pela Associação Nacional das Associações de Tributos Estaduais e Distritais - Febrafite.

 

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão