(71) 4062-7013

home / notícias / Entrevista - AF Rozendo Ferreira Neto

COMPARTILHAR

Entrevista - AF Rozendo Ferreira Neto

Com grande satisfação o IAF segue ouvindo histórias e conhecendo cada vez mais sobre nossos associados e suas contribuições para a atividade de Auditor Fiscal. O entrevistado da vez é Rozendo Ferreira Neto: um homem dedicado ao trabalho, à família e às atividades sociais. Confira abaixo!

Pós-Aposentadoria: “Gosto de estar em atividade. Usufruí apenas cinco meses de ‘férias’”

Ele é pai, marido, sogro e avô. Mas além disso, ele carrega uma história de muito trabalho, coleguismo e dedicação ao próximo. Rozendo nasceu em Euclides da Cunha, interior baiano, onde concluiu o primário e mudou-se para Vitória da Conquista, dedicando-se aos estudos. Ainda em Vitória da Conquista conheceu seu grande amor: Vanda. Com Vanda ele casou e construiu família. Em 1970 foi transferido para Salvador e enquanto cursava Direito na Universidade Católica do Salvador, ingressou no serviço público como Assessor da Secretaria da Fazenda junto ao Gabinete do Secretário José de Brito Alves.

Em 1978, foi contratado pela Escola de Administração Fazendária do Estado da Bahia para o cargo de Técnico. Um ano depois foi aprovado em concurso público, nomeado Auditor Fiscal da SEFAZ-BA, tendo sido designado para servir no Departamento de Administração Tributária – Delegacia da Capital. De 1993 a 1998, exerceu o cargo de Inspetor Fazendário junto as Inspetorias de Brotas e Conceição da Praia. Retornou à função fiscalizadora para coroar uma vida funcional de honradez, esforço e dedicação até 2013, quando compulsoriamente foi aposentado ao completar 70 anos de idade. “Orgulho-me de ter servido à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, por haver participado das suas inúmeras atividades sociais e do equilíbrio financeiro do Tesouro Estadual na função nobre, decente e honrada de Auditor Fiscal”, lembra. 

Rozendo Ferreira Neto

Enquanto construiu uma bela carreira no serviço público, Rozendo também construía uma nova e bela família com duas filhas, genros e quatro netos. “O orgulho incondicional que carrego até o túmulo é a herança familiar. A educação recebida dos meus saudosos pais desde minha formação como pessoa, foi, é, e será sempre relevante perante minha constituída família, sociedade, colegas e amigos. Trajetória de vida é um conjunto de eventos e exemplos fundamentais na vida pessoal”, afirma.

Mas engana-se quem pensa que Rozendo parou as atividades pós aposentadoria. “Jamais atribuí ênfase viver “como aposentado”. Usufruí apenas cinco meses de “férias”. Em seguida reuni a família e comuniquei que iria advogar sem pressa e encontrar um modo de utilizar meu tempo com uma atividade intelectualizada”, contou.

Além de advogar, Rozeno também é Secretário Geral da Academia de Letras e Artes do Salvador (ALAS), além de colaborar e participar do Conselho Superior da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela (FDA): Radio Vida FM 106.1 – Rádio Excelsior. Participa também como membro do Definitório da Santa Casa da Bahia, ainda oferece parte do tempo como Diretor Jurídico da SOAMAR SALVADOR – Associação Amigos da Marinha e ainda é o atual coordenador do Movimento Familiar do Colégio Sacramentinas (TERÇO DOS HOMENS).

Sobre a vida pós-aposentadoria, Rozendo garante que tem buscado melhorias físicas e sociais. “Mantenho o hábito da leitura diária e da atividade física. Aceitei convites de amigos integrantes do grupo “Madruga da Barra” e procurei tornar minha vida mais saudável fazendo caminhadas todos os dias a partir das 5h. manhã. Agora tenho mais tempo para aperfeiçoar virtudes e corrigir erros as vezes cometidos e despercebidos até em família e/ou entre amigos em sociedade. Além de uma dádiva a VIDA é acima de tudo bênção de Deus que nos permite através do “livre arbítrio”, um poder de escolher e melhorar nossas ações escolhendo caminhos da afetividade e retidão. Tenho buscado melhorar minha vida em família e socialmente servindo mais ao próximo”, finaliza.

IAF – Trabalho e Transparência!

COMPARTILHAR

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021
Telefones: (71) 4062-7013 / 2132-9568 / (71) 98421-6729 / (71) 98222-7485

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 98421-6729