27/04/2025

IAF realiza 4ª edição do Festival de Talentos

 

 

Realizada no último dia 25, na Casa do Comércio, a 4ª edição do Festival de Talentos, uma iniciativa da Diretoria para Assuntos de Aposentadoria e Pensão, representada por seu titular Rosalvo Sant' Ana Souza Filho.

O festival tem como objetivo incentivar e tornar público os talentos dos associados ao IAF Sindical, tanto aqueles em atividade como os aposentados e pensionistas.

O evento, brilhantemente apresentado por Milena Barreto que foi transmitido pelo canal do IAF no YouTube, teve início pontualmente às 16 horas, conforme divulgado com antecedência e contou com nove participantes com apresentações de diversas modalidades.

O Diretor para Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Rosalvo Sant Anna, fez a abertura do evento prestando homenagem à colaborada Domícia Evangelista  e à vice-diretora para Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Renata Psarska, pela organização e parabenizando aos associados presentes presencial ou virtualmente, pelo prestígio emprestado ao festival. Rosalvo salientou a necessidade de esquecer um pouco dos afazeres da aposentadoria, os pareceres, os artigos do regulamento e dos autos de infração, para dar espaço à arte, às emoções e à diversão. "O Festival de Talentos é mais que um evento. É uma celebração da nossa história, das nossas paixões e daquilo que nos move além do trabalho: a música, a poesia, o humor, os livros, as boas histórias e o prazer de estarmos mais uma vez aqui juntos", disse Rosalvo.

Em substituição ao presidente Marcos Carneiro, que não pode se fazer presente, o vice-presidente Antônio Correia iniciou sua fala externando o prazer por estar presente no evento, com a alegria de ver as apresentações e os talentos dos escritores, cantores, humoristas e contadores de histórias, além da responsabilidade em garantir a entrada dos recursos necessários para que o Estado exerça uma boa gestão.

As apresentações tiveram inicio com o associado Reginaldo Leal, autor das obras "HOJE: Permita-se Ser Quem Você É", publicada em 2010 e "'DHARMA: Viva na Plenitude", publicada em 2018, apresentando um conto. Regis também é ultramaratonista e através das redes sociais compartilha mensagens de inspiração e relfexões sobre a consciência e o poder do ser humano para atuar com resiliência e superação.

Antônio Medeiros, ex Diretor Jurídico e de Organização e Mobilização Sindical, e atual membro do Conselho de Representantes do IAF, apresentou-se cantando música popular brasileira, com seu vozeirão de seresteiro, fazendo a plantéia ir ao delírio.

Marcos Lopez, que quando criança confeccionava arraias (pipas) colando papel de seda em variadas combinações de formas e cores para ganhar um dinheiro extra, tem um gosto especial pela pintura onde pode expressar com liberdade, em uma tela em branco, composições abstratas e enigmáticas.

 

 

Dando sequência ao evento, Elisabeth Regis que se declara Gestora Social, com formação em grupos operativos de psicologia social, contadora de histórias, narradora de contos iniciáticos de tradição oral, mediadora de leitura, com formação avançada em biblioterapia, praticante de meditação com base na medicina dos chakras, além de outras aptidões, realizou uma mediação de leitura afetuosa com base na prática da Biblioterapia. Beth, como é conhecida no meio fazendário, faz da sua voz o meio de divulgação de poesias, poemas e crônicas, nas vivências em encontros literários para despertar a imaginação, emoções esquecidas e sensibilizar na busca de um mundo mais saudável e amoroso.

Eliecim Rodrigues Fidelis, aposentado, psicanalista, graduado em economia e pós-graduado em administração e em psicanálise, autor dos  livros "Entre Pedras e Cactos" e "A Mesma Água", ambos contemplados em 5º lugar no Prêmio Travassos de Literatura, anunciou o lançamento do novo livro e apresentou-se cantando e tocando violão.

Pythagoras Cavalcanti Alcântara apresentou sua arte em jóias de prata. Nasceu em Salvador, formado em administração púbica, com mestrato na mesma área. Aposentado desde 2009, mudou-se para o Rio de Janeiro em 2010 onde obteve graduação em Direito, passando a exercer as artividades desta última graduação. 

Em 1968 conquistou o Prêmio Especial de Pesquias no 1º Salão Baião de Fotografia.

O evento continou com o saxofone de Anselmo Brum, que tocou músicas de Reginaldo Rossi. Anselmo, após completar 40 anos de serviço, incluindo o cargo de Auditor Fiscal exercido por 33 anos, aposentou-se. Montou uma empresa de consultoria empresarial à qual pasou a se dedicar integralmente e, nas artes, continuou a tocar sax, atividade que pretende dedicar mais tempo.

Mais um talento em literatura, Fernando Dantas da Silveira começou a trabalhar ainda menino na Mesbla, como aprendiz de arquivo e depois na Cunha Guedes, Inocoop, Barreto de Araújo e Reflora, empresa do grupo Ferbasa. Ingressou na Sefaz em 1987 onde trabalhou por 14 anos, tendo sido nomeado como primeiro gerente da área de petróleo. Escreveu os livros "Palavra por Palavra - Versos e Textos", "Aratuba - Porto Poesia" e "Memórias". Prestes a entrar no grupo 80+, está escrevendo o próximo livro, ainda sem título.

O associado Paulo Câncio apresentou-se contando uma história e tocando teclado. Graduado em processamento de dados, ingressou na Sefaz em 1996 e se encontra ainda em atividade laboral. Tem publicado dois livros: o romance "Trajetória de Aventureiro" e um livro de contos "Momentos da Vida". Participa de saraus, tocando piano, contando histórias e declamando poemas autorais. Autor de uma peça teatral sobre aposentaadoria encenada na Sefaz no dia do servidor público, em 2023, e na festa dos aposentados do IAF em 2024. Produziu, também, um esquete sobre o Diário de Anne Frank e outro sobre Fernão Capelo Gaivota, encenados em eventos nacionais da sociedade telosófica.

José Silvio Leone de Souza apresentou-se em seguida contando histórias reais, acompanhado ao violão por sua filha Mel. Leone é formado em Economia e Direito, com pós graduação. Escreveu o livro "Memórias de Cipó".

O evento encerrou-se com a belíssima apresentação de Antônio Rocha, cantando Tim Maia e outros sucessos da Música Popular Brasil​eira.

Veja todas as fotos do evento: https://iaf.org.br/conteudo/9981/festival-de-talentos-2025-fotos-sandra-travassos

Veja o vídeo completo: https://iaf.org.br/categoria/videos

 

 

 

 

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão