07/11/2024

Viver na Austrália

Em nossa crônica "Vai vendo Brasil" falamos sobre características gerais do território australiano, demos algumas pinceladas sobre atividades econômicas nos três setores: industrial, agrícola e serviços, e agora falaremos igualmente de modo sucinto sobre a pecuária e custo de vida em geral, em dólares, no dia a dia de seus habitantes.

Dados práticos

Quase todo mundo sabe que a Austrália possui um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, competindo com Brasil, Estados Unidos e Índia, por exemplo. É nada mais, nada menos, que o terceiro maior produtor de carne bovina do planeta, assim como grande exportadora de lã. 

Por ser a Austrália uma ilha gigante, sua vasta extensão costeira oferece grande variedade de frutos do mar, desde o conhecido inseto Moreton Bay, ao salmão da Tasmânia e as ostras de Sidney. 

Certamente pelo fato da Austrália ser habitada por uma população especialmente eclética, ou seja, compostas de imigrantes de diversas  partes do planeta, não possui um prato alimentar próprio, característico, emblemática do povo australiano; assim, pela manhã, no almoço ou no jantar comem-se um bocado de coisas  especialmente à base de vegetais, tudo misturado como, batata doce e inglesa, repolho, brócolis, cenoura, vagens, inhame, beterraba, abóbora, chuchu..., tudo preparado "no bafo", e acompanhados de carne, peixe ou frango,  a gosto do freguês...  Bastante "democrático", por conseguinte... 

Praticamente ninguém consome arroz, macarrão, fubá de milho, batatas (às vezes comem purê ao invés das batatas em rodelas.

Uma bandeja com um quilo de filé de sobrecoxa, ou de coxa de frango, varia entre 9 e 11 dólares australianos. 

Uma picanha de um quilo, custa 33 dólares australianos; um quilo de costelas de porco tipo outback, custa 26 dólares australianos; umm quilo de filé de salmão, custa 50 dólares; um quilo de camarão sem casca (não filé de camarão) 44 dólares; tudo resfriado, quase fresco, não congelado.

Mas acham-se para comprar em alguns locais específicos como mercados e feiras livres, certamente para consumo dos imigrantes dos países de onde vieram os produtos, banana da terra, banana ouro, aipim, feijão, farinha de mandioca - até a farofa já pronta, e boa, por sinal. Provavelmente importados de países asiáticos como Índia e outros, e até do Brasil.

Almoço na rua você encontra, os mais simples, variando entre 26 e 40 dólares australianos. Se desejar algo diferenciado o camarada pode ter de desembolsar de 80 a 150 ou mais dólares australianos.

Um lanche/sanduíche a depender do tamanho e do quê, pode variar de 5 e 25 dólares. 

Uma coca-cola normal de 300 ml, vale 2,5 dólares; de 600 ml oscila entre 3 e 4 dólares. Isso nos supermercados; em hotéis e restaurantes dobram ou triplicam de preços.

Nossa cervejinha de cada dia, de uma marca razoável, uma caixa com 24, no mercado custa 56 dólares, nos bares e restaurantes da praça custa 12 a unidade. E só se bebe nos lugares apropriados; nada de beber na rua ou mesmo nas praias. 

Três quilos de laranjas valem 8,5 dólares; um quilo de uvas, vale 17 dólares; um abacate, um limão, valem 2 ou 2,5 dólares. Uma pizza média com coca-cola num restaurante ou lanchonete para quatro pessoas não sai por menos de 40 dólares. Um quilo de bananas d'água vale 4 ou 5 dólares australianos. Uma "bola de sorvete" gira em torno de 2,5 dólares australianos. 

Residências e bens de consumo

Na Austrália, de modo geral, existe um grande déficit de moradias, especialmente pelo fato, como já mencionado, de que 70% da população estar concentrada em 30% da área territorial da nação, mais precisamente nas cidades costeiras. Daí que qualquer casa de dois quartos, por exemplo, a depender do local, e mesmo sendo de madeira, como aqui todas o são, gira entre 500 e 800 mil dólares australianos, para aquisição. Para alugar o camarada acha entre 1 e 2 mil dólares mensais. 

Uma casa de quatro quartos, usada, num terreno de 700m², com piscina, pequeno quintal, pequeno gramado na frente, garagem para dois carros, está entre 1 e 2 milhões de dólares australianos, para compra. Para alugar, se for à beira-mar você pode pagar 8 mil dólares mensais. Se for nova, pode chegar a 4, 5, ou mais milhões de dólares, para compra.

A Austrália não fabrica carros: todos aqui existentes são importados.

Um carro popular, geralmente da Toyota, hyundai, Kia, Honda, BMW, Fiat, gira em torno 20 a 50 mil dólares. Existem igualmente bons carros usados, dessas marcas, pouco rodados, também nessa faixa de preço.

Gasolina e diesel estão na faixa de: comum, 1,72; Premium, 1,86; diesel, 1,80 o litro, respectivamente. A maioria dos carros aqui, especialmente os utilitários, são movidos a diesel.

Transporte público não é caro, e o camarada se desloca com facilidade e conforto de onde para onde desejar, de trem, ônibus, uber, metrô ou de avião; cada qual no seu cada qual, evidentemente.

Em qualquer localidade, mesmo em interiores distantes, há boa infraestrutura: água tratada, hospitais e postos de saúde, facilidade de locomoção, e conforto para se viver com dignidade.

Para efeito de comparação de custos de vida com nosso Brasil, basta multiplicar os valores referidos por 3,80 (cotação do dólar australiano atualmente) e concluir...

Sem pretensão, porém, de exaurir o assunto, e julgando haver passado uma mostra um tanto quanto fidedigna do custo de vida no mundo australiana, por aqui vou ficando. 

(*) Auditor Fical aposentado e escritor.

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão