IAF Sindical participa da Summit de Negócios da Bahia
Na quarta e na quinta feira da semana passada (dias 30 e 31), aconteceu, no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, o 1º. Summit de Negócios da Bahia, evento que discutiu vários aspectos da economia do estado da Bahia, com a presença do IAF Sindical, através do seu Diretor de Assuntos Econômicos e Financeiros, Manoelito Souza.
Em painel com as participações do Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do CEO da Bravo Motor Company, mediado pelo economista Armando Avena, foram as discutidas as oportunidades e gargalos da indústria no estado.
O mediador chamou a atenção para o fato de o estado se encontrar no limiar de uma era de oportunidades para alcançar um novo patamar de desenvolvimento. Ressaltou que a Bahia é um importante player no mercado de óleo e gás, encabeçado pela refinaria de Mataripe, da Acelen, empresa do grupo árabe Mubadala.
A respeito dessa empresa o moderador fez menção ao grande projeto que visa a produção de biocombustíveis, a partir da macaúba, planta abundante no semiárido nordestino, que prevê investimentos da ordem de R$12 bilhões, e ao porto de Mataripe. Outros fatores de desenvolvimento também citados por Avena foram a existência, já em operação, de diversos parques eólicos no estado e o ainda muito importante Polo Industrial de Camaçari.
Ainda no campo dos biocombustíveis, o moderador destacou a planta para a produção de etanol, a partir do milho e do sorgo, que está sendo prevista para ser instalada na região de Luiz Eduardo Magalhães.
Há enormes desafios a serem vencidos, pontuou o economista, principalmente em relação à infraestrutura de transporte, lembrando o caso da FCA (Ferrovia Centro-Atlântico), cujo contrato de concessão está em fase de negociações, com a concessionária indicando que pretende devolver os trechos no estado da Bahia, depois de não haver realizado os investimentos necessários à manutenção de um mínimo de condições operacionais para os trechos, depois de 28 anos de concessão.
Outra situação mencionada foi o caso da BR-324 e da BR-116 que, depois de muita discussão, inclusive contando com a interveniência do TCU (Tribunal de Contas da União), está previsto o encerramento antecipado da concessão, depois de 15 anos, sem a realização dos investimentos necessários a manter a qualidade dessas importantes rodovias. Lembrou, também, a situação da BR-101, no trecho que corta o estado que, também, não vem recebendo investimentos condizentes com sua importância, não se justificando o fato dele não já ter sido duplicado.
Outro ponto lembrado pelo economista foi a implantação da fábrica da BYD em Camaçari, com investimentos previstos da ordem de R$5,5 bilhões, que deve entrar em operação nos próximos meses.
O CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Muñoz ressaltou o empreendimento que a empresa está realizando no município de São Sebastião do Passé, a 58km de Salvador, com a previsão de investimentos da ordem de R$1,2 bilhões, destinado à produção de lítio para uso na fabricação de baterias para carros elétricos. A previsão é que, em 2 anos, a unidade estará em operação, constituindo-se na primeira da América Latina do gênero. O aludido executivo observou o importante momento vivido pelo estado da Bahia, que poderá lhe proporcionar a liderança no Brasil, relativamente à economia verde e à transição energética.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos observou a importância da FIEB e do Senai/Cimatec no desenvolvimento do estado, tanto na Região Metropolitana de Salvador como no interior, destacando o trabalho que vem sendo realizado no campo da educação profissional, tão necessária no desenvolvimento da indústria. O Senai/Cimatec, destacou ele, é, atualmente, um dos melhores centros tecnológicos do país.
Outro painel contou com as presenças do ex-senador e ex-ministro Waldeck Ornelas, Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador (terminal de contêineres) e do diretor-presidente da CODEVASF.
Waldeck comentou que a área portuária da Bahia se antecipou ao novo ciclo econômico que se prevê para o estado, qualificando e ampliando os diversos terminais existentes na BTS (Baia de Todos os Santos), que é um sítio privilegiado para a instalação de terminais portuários, graças a suas águas calmas e boa profundidade. Lembrou, inclusive, a recente instalação de uma rota Salvador-China, com a utilização de navios Panamax, que irá dinamizar as exportações do algodão produzido no oeste do estado. Poucos portos no Brasil têm condições de receber esse tipo de navio, que chega a ter 300m de extensão e exige calado superior a 12m de profundidade. Esses gigantes têm capacidade de transportar mais de 15 mil contêineres.
O diretor-presidente da CODEVAS destacou investimentos que vêm sendo realizados em 19 projetos de irrigação no Baixio de Irecê e no Vale do Iuiú, que representam importantes vetores de desenvolvimento para as respectivas regiões e, também, projetos para a revitalização do Rio São Francisco e sua hidrovia.
Demir, de sua parte, ressaltou os investimentos que a concessionária do Tecon Salvador vem realizando ao longo do período de concessão visando modernizar o terminal, permitindo-lhe atender à crescente demanda dos serviços portuários.
Outra apresentação de destaque foi a participação de Caio Megale, economista-chefe da XP Inc., que abordou questões relacionadas com a inflação e taxa de juros, ressaltando a necessidade de ser feito um ajuste fiscal, sob pena dos juros se manterem em patamar elevado, talvez até com aumentos da Selic em 2025, impactando o crescimento da economia no país.
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão