17/01/2024

Golpes na internet. É preciso ter cuidado!

Com o aumento do uso das redes sociais, os golpes virtuais se tornaram cada vez mais comuns. É importante estar ciente dos riscos e tomar medidas para se proteger. Uma das formas mais comuns de golpe virtual é através de links maliciosos enviados por e-mail, SMS ou redes sociais. Esses links podem levar a sites falsos que parecem legítimos, mas na verdade são projetados para roubar informações pessoais e financeiras. Além disso, esses links podem levar os incautos a realizar pagamentos ou transferências, supostamente para uma pessoa, empresa ou entidade pretendida mas, na verdade, os valores são direcionados para os golpistas.

Para evitar cair em golpes virtuais, é importante verificar a URL do site antes de clicar em qualquer link. Além disso, é importante confirmar o remetente da mensagem, seja ela enviada por e-mail, SMS, rede social ou aplicativo de mensagem. Verifique também a segurança da rede antes de inserir informações pessoais ou financeiras em um site.

Estamos iniciando mais um ano e muitas obrigações se fazem presentes: matrícula de filhos, IPVA, IPTU, entre outras. Nesse momento os golpistas se aproveitam e divulgam notícias com links, aparentemente de órgãos públicos, para pagamento de tributos. As páginas acessadas por tais links são idênticas às verdadeiras, inclusive com os dados da pessoa corretos, porém ao efetuar o pagamento o valor é direcionado para a conta do golpista.

Os órgãos, entidades públicas, instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito, não enviam links para pagamentos, exceto quando o cidadão entra em contato e é avisado que será encaminhado para o endereço informado, que pode ser WhatsApp, SMS ou E-mail. Mas, mesmo assim, é importante verificar se o link recebido se refere ao endereço que se está esperando e se é um site seguro (o site seguro apresenta um cadeado antes da url, conforme figura ao lado.

Tributos em geral, tais como IPTU e IPVA, só devem ser pagos acessando o aplicativo do banco onde se mantém conta corrente, acessando a opção "Pagamentos/Impostos ou Taxas".

Se receber mensagem por WhatsApp ou SMS, mesmo de um contato de amigo ou parente, solicitando dinheiro emprestado ou pedindo para pagamento de boletos, é recomendado que confirme primeiro, através de chamada telefônica, pois é muito comum a clonagem de um número de telefone e o golpista se passar pelo titular.

 

 

Ao fazer um pagamento ou transferência por PIX, antes de informar a senha da conta corrente, é fundamental confirmar se o nome do favorecido que aparece é o da pessoa, órgão público ou empresa para a qual se pretende efetuar a operação (veja figura ao lado).

Se suspeitar que recebeu um link malicioso, não clique nele. Em vez disso, exclua a mensagem imediatamente. Se já clicou em um link malicioso, é importante tomar medidas para proteger suas informações pessoais e financeiras. Se tiver dificuldade, peça ajuda a quem entende para solucionar o problema Se for relacionado a instituição financeira, entre em contato com seu gerente imediatamente e altere suas senhas. Se a situação for relacionada a cartão de crédito, cancele-o imediatamente. O aplicativo do seu banco ou da administradora em geral tem a opção de cancelamento.

Fique atento aos golpes virtuais e tome medidas para se proteger. Se tiver alguma dúvida ou suspeita de que foi vítima de um golpe virtual, entre em contato com as autoridades locais. Registro de ocorrências podem ser efetuadas de forma virtual através do site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

Se apesar das orientações acima, caiu no golpe, procure a assessoria jurídica do IAF Sindical através dos telefones que se encontram no topo da página.

compartilhar notícia