18/09/2025

Insuficiência na produção de alimentos no Estado da Bahia

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, foi realizado no Centro de Convenções de Salvador a INDEX – O ENCONTRO DO FUTURO DA INDÚSTRIA BAIANA. Reunindo empresas, líderes e produtores, o evento realizado pelo SEBRAE e pela FIEB - Federação das Indústrias da Bahia, com apoio institucional do Governo do Estado e patrocínio de entidades, empresas e agentes financeiros, buscou impulsionar negócios e a troca de conhecimento, novas oportunidades de negócios junto ao mercado, e expansão e fortalecimento do setor industrial.

Entre as diversas empresas que ali expuseram seus produtos, mereceu destaque a indústria local de bens de consumo, notadamente na área de vestuário, de acessórios de couro e de alimentos. Excelência na produção dos doces, queijos, e dos premiadíssimos chocolates.

Lamentavelmente, produtos de reconhecida qualidade pouco chegam ao mercado consumidor na Bahia e no Brasil. Iguarias ainda não encontradas em supermercados e mercearias onde a população se abastece. Grande parte dessa produção encontra-se em estágio pouco avançado. Empresas com recursos limitados, carente de maiores incentivos tecnológicos e financeiros para desenvolver a produção em larga escala, minimizar custos e atingir o grande público.

Com seu parque industrial baiano focado na produção de bens intermediários, ainda é incipiente a produção de bens de consumo no Estado. Desenvolver a industrialização desses bens e da agroindústria, associa-se à produção territorial de matéria prima. O Estado da Bahia é o maior produtor de cacau, o 2º de algodão e de frutas, o 7º produtor de soja e o 4º de café e de laranja. Contudo, esses produtos são destinados ao exterior ou para industrialização em outros Estados, perpetuando baixa agregação de valor, emprego e renda.

Atualmente, a Bahia não produz alimentos suficientes para sua população. Não produz trigo nem arroz. Grande parte da carne bovina, suína e de frango, do leite em pó e derivados lácteos, do feijão e da farinha de mandioca, do milho e das bebidas, procede de outros estados.

Com o fechamento da EBDA em 2016, a transmissão do conhecimento técnico aos produtores rurais ficou limitada a cerca de 150 técnicos da BAHIATER e 200 do CAR, com atuação na assistência técnica à agricultura familiar. Só o grande produtor conta com modernas máquinas e técnicos competentes. O pequeno e o médio produtor ainda dependem da pesquisa e da assistência governamental para avançar. Sem o que, a produtividade se mantém rudimentar.

Dentre outros fatores cruciais, há carência de investidores e de financiamentos compatíveis com atividade de risco.  O Estado ressente-se de empresários que acreditem no potencial da agroindústria, da produção de bens de consumo. As lideranças políticas e empresariais, as entidades responsáveis pelo desenvolvimento da agropecuária e da indústria precisam atentar para a incipiente oferta de crédito pelos agentes de fomento.
É preciso exigir que cumpram sua função.

Segundo o portal do BNDES, 4,7% de seus desembolsos no primeiro semestre de 2025 foram para a Bahia, com expressivo crescimento em relação a anos anteriores. O Banco do Nordeste, ainda ausente em muitas cidades do território baiano, informou em seu Relatório de Gestão FNE 2023, a destinação de 19,7% do Fundo Constitucional do Nordeste para Minas e Espírito Santo e 80,3% para o Nordeste, sendo 24% no Estado da Bahia. De sua rede de 298 agências, apenas 58 situam-se na Bahia, que detém 26% da população e mais de 1/3 do PIB nordestino.

Quanto à atuação da DESENBAHIA - Agência de Fomento do Estado da Bahia, nos balanços de 2001 a 2024 o saldo de operações da agência cresceu 147,25% - de R$ 310,74 milhões para R$ 768,30 milhões. Nesse bojo, além dos recursos do FUNDESE (destinados a agricultura familiar), a DESENBAHIA utiliza recursos do FINEP, do BNDES e do Banco do Nordeste (FNE) no financiamento das atividades produtivas no território baiano. Esse crescimento não acompanhou a variação do IPCA no período, 294,27%, segundo o IBGE. Em resumo o valor aplicado nessas operações de fomento experimentou grave e lamentável redução.

 

 

DESENBAHIA - EVOLUÇÃO DAS OPERAÇÕES DE FOMENTO

(ANOS DE 2001 A 2024 - EM R$ MILHÕES)

MOVIMENTAÇÃO ANUAL

2001

2006

2010

2015

2019

2023

2024

OPERAÇÕES APROVADAS

570,59

99,77

626,2

802,78

   

 

LIBERAÇÕES DESENBAHIA

136,66

84,94

219,9

208,08

121,1

181,14

238,87

LIBERAÇÕES DO FUNDESE¹

     

182,54

38,8

98,61

130,72

LIBERAÇÕES TOTAIS

     

390,62

159,9

279,75

369,59

SALDO DA CARTEIRA DESENBAHIA

310,74

339,67

336,66

653,28

689,2

681,82

768,30

SALDO DA CARTEIRA FUNDESE

 

 

 

 

609,1

478,16

483,19

Fonte: DESENBAHIA / Demonstrações Contábeis (*)

Enfim, as taxas de juros ora aplicadas no financiamento às atividades produtivas – de TLP + 3,5% ao ano para pequenas empresas ou projetos específicos até a taxa SELIC, não incentivam os produtores a novos empreendimentos. Crescem o risco e as taxas de inadimplência. Os recursos são alocados noutros investimentos e títulos do tesouro. A previsão de taxar em 5% os rendimentos das LCAs, origem de 29,1% dos recursos direcionados à safra agrícola 2024/2025, irá comprometer ainda mais a atratividade das Letras de Crédito Agropecuário e, consequentemente, a disponibilização de recursos para o custeio agrícola.

Compete aos entes governamentais e empresariais cobrar maior atuação dos agentes no apoio financeiro à produção, objetivando aproveitar as potencialidades econômicas do estado para geração de riquezas e melhoria da qualidade de vida de nossa gente. É preciso planejar e incentivar novos empreendimentos, geração de empregos e de riqueza.

Há alguns anos a economia baiana ostentava o 6ª lugar. Foi suplantada pela economia catarinense. Ora é notável o avanço nos Estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso, onde despontam boas oportunidades de negócios. Com as melhores fontes de energia limpa, minérios, mar e terra promissora, a Bahia precisa explorar suas potencialidades, via lideranças políticas e empresariais, viabilizando o desenvolvimento de sua economia e de sua gente.

https://blogdodesenvolvimento.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Relatorio-Anual-Integrado-do-BNDES-apresenta-resultados-e-impactos-de-sua-atuacao-em-2024/

(*) https://www.desenbahia.ba.gov.br/demonstrativo_financ/

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão