17/09/2025

IAF realizará palestra com o tema: A Reforma Tributária e seus Impactos nos Sistemas e Processos da Área Financeira da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF Sindical), através do Grupo de Estudos da Reforma Tributária (GERT), que integra a Diretoria de Assuntos Fiscais e Tributários, estará realizando na próxima segunda-feira, 22, a partir das 14 horas, a palestra que abordará o tema: “A Reforma Tributária e seus Impactos nos Sistemas e Processos da Área Financeira da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia”. A reforma tributária, implementada pela EC 132/23, impactará significativamente os processos e sistemas das Secretarias de Fazenda. Apesar do viés tributário, esta reforma também trará importantes impactos para as áreas financeiras dos entes subnacionais.

A palestra será ministrada pelos Auditores Fiscais associados Elvira Cândida Cerdeira e Daniel Lanza Escolástico e terá transmissão ao vivo pelo pelo Youtube.

Elvira Cerdeira é Auditora Fiscal do Estado da Bahia e coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos da Área Financeira da Sefaz. É titular do Grupo de Coordenação Técnica Financeiro-Operacional (GCTF) do Pré-Comitê Gestor do IBS. Suplente de coordenação do GT07 (Tesouraria) do Pré-Comitê Gestor do IBS. Integra o SubGT 7.1 (Distribuição do IBS). Abordará, em sua palestra, de forma suscinta, alguns pilares do Imposto do Valor Agregado, a Expectativa de Fluxo Financeiro da Diretoria de Tesouraria do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviço, e fará um breve relato sobre as concepções do Sistema de Distribuição e os impactos nos Sistemas Financeiros da SAF (Superintendência de Administração Financeira da Sefaz).

Daniel Lanza Escolástico é Auditor Fiscal da Gerência de Planejamento e Acompanhamento Financeiro da Sefaz. É membro do GT07 (Tesouraria) do Pré-Comitê Gestor do IBS. Integra o SubGT 7.1 (Distribuição do IBS). Esse palestrante apresentará os principais aspectos da reforma tributária relacionados à distribuição do IBS aos entes subnacionais. Sua fala destacará os desafios e as oportunidades trazidos pelo período de coexistência entre ICMS e ISS, os mecanismos da Transição Federativa e do Seguro Receita.

Após a palestra haverá uma etapa de debates, ocasião em que os que estiverem participando ao vivo pelo Youtube poderão formular perguntas através do chat.

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão