FEBRAFITE apresenta proposta de Lei Orgânica Nacional no 79° Encat
Uma comitiva da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE) levou ao 79º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), realizado nesta quinta-feira (28) em Barreirinhas (MA), a proposta de criação de Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária – LONAT.
O grupo foi formado pela vice-presidente da entidade, Maria Aparecida Lacerda Meloni (Papá), pela coordenadora da Comissão Técnica, Sara Costa Felix, pela auditora fiscal paulista Luciana Grillo e pelo Professor da UFMG Doutor Eurico Bitencourt.
A proposta estabelece diretrizes gerais para a atuação das Administrações Tributárias dos entes federados, nos níveis federal, estadual, distrital e municipal, em aspectos centrais como lançamento, fiscalização, arrecadação, cobrança e julgamento administrativo do IBS e da CBS, além de fortalecer a carreira de Auditor Fiscal como função típica de Estado.
Além da FEBRAFITE, o projeto conta com apoio de entidades nacionais do Fisco: Sindifisco Nacional, Unafisco Nacional, Anfip, Fenafim e Anafisco. Segundo a vice-presidente da FEBRAFITE, Papá Meloni, a iniciativa é estratégica diante da reforma tributária em andamento:
“O ENCAT tem sido um importante agente para a implantação da reforma, no que ela demanda de soluções para os novos processos fiscais, tanto no aspecto normativo como operacional. Além disso esse é um fórum que tem na sua gênese a promoção da integração e a vivência do intercâmbio de boas práticas de administração tributária, pilares de sustentação da reforma. Por isso consideramos fundamental que os representantes do ENCAT conheçam a proposta da FEBRAFITE”, disse Papá.
A Emenda Constitucional 132 está apoiada em um tripé composto por três Leis Complementares: a instituição do IBS e da CBS, a constituição do Comitê Gestor para administrar os novos tributos, e a terceira, a Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária que irá estabelecer os princípios gerais das carreiras dos agentes que irão operar o novo Sistema.
O encontro encerrou-se na última sexta-feira (29), reunindo representantes das secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos estados e do Distrito Federal.
Fonte: www.febrafite.org.br
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão