home / notícias / Jornalista Camila Tíssia recebe Prêmio IAF de Educação Fiscal

COMPARTILHAR

Jornalista Camila Tíssia recebe Prêmio IAF de Educação Fiscal

A jornalista Camila Tíssia Santana Santos recebeu hoje, 22, na sede do IAF Sindical, o Prêmio IAF de Educação Fiscal edição 2022/2023, na categoria “Imprensa”. O projeto premiado foi a matéria  “A importância da Educação Fiscal” , exibida na Rede CNT de Televisão.

A reportagem mostra para a sociedade como as taxas, contribuições e impostos arrecadados são aplicadas no Brasil. A jornalista explica como se calcula a carga tributária, que no ano passado situou-se em 33,9%, segundo a Receita Federal, chamando atenção para a necessidade da população ter melhor consciência sobre quanto se paga de tributos e como são utilizados para garantir a segurança, saúde, educação, saneamento e muitos outros e, assim, exercer a cidadania fiscal.

A entrevistada Patrícia Linhares, especialista em direito tributário, explicou que “a principal função do tributo, que vale tanto para os impostos, quanto para as taxas e contribuições, é devolver à população, serviços e atendimentos gerais” e que “historicamente  os tributos existem em qualquer sociedade organizada”.

Ainda segundo a reportagem, existem 92 tributos vigentes no Brasil e dentre eles estão os impostos federais, estaduais e municipais, tais como IPI, IPVA, ICMS e muitos outros.

Para o Diretor de Comunicação do IAF Sindical, Stéphenson Cerqueira, a carga tributária brasileira, comparando-a com a dos países de mesmo porte que o Brasil, não é tão elevada e o que se discute é se recebemos de volta na mesma proporção que pagamos de impostos. A especialista em direito tributário Patrícia Linhares diz que “existem países em que a carga tributária é muito alta, como países africanos, por exemplo, e o índice de pobreza também é muito alto” e que chama atenção no caso do Brasil é um PIB muito significativo, com uma alta carga tributária e uma baixa retribuição para a sociedade, desses tributos arrecadados, e que o acontece no Brasil é uma ineficiência estatal na aplicação desses tributos”.

Tíssia agradeceu a homenagem com o prêmio recebido e disse ter ficado muito feliz pelo reconhecimento do trabalho realizado na elaboração e divulgação da reportagem.

Assista à reportagem AQUI

COMPARTILHAR

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729

FECHAR