Febrafite apoia proposta de Reforma Tributária do COMSEFAZ
Em nota publicada hoje, 3, em seu site, a Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) divulgou nota de apoio ao texto da proposta de Reforma Tributária apresentado pelo COMSEFAZ – Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal.
Após cuidadosa análise do texto, a Febrafite concluiu que o texto do Consefaz melhora significativamente a grande maioria dos problemas que apontou no relatório apresentado pelo relator da Proposta de Emenda Constitucional, dentre eles as três ressalvas que fez em nota publicada no dia 23/06:
1) Falta de isonomia entre as diferentes administrações tributárias;
2) Ausência de incentivos para que os governos não deixem de efetuar investimentos no Fisco;
3) Ameaça à autonomia dos estados e municípios caso as regras da CBS sejam definidas apenas em nível federal.
A Febrafite reconhece que a proposta do COMSEFAZ, ao endereçar esses pontos, diminui resistências entre os entes federativos e proporciona mais segurança às finanças estaduais e respeito ao pacto federativo.
Ainda segundo a Associação, a proposta apresentada pelo Comitê é fruto de um espaço de diálogo plural, que deu voz a diferentes atores envolvidos no debate das questões tributárias e fiscais. Cita também a importância de destacar que a mesma disposição ao debate e ao aperfeiçoamento do texto foi demonstrada pelo relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Destacou, ainda, que o fato de a proposta partir do COMSEFAZ, órgão técnico que exerce respeitado e reconhecido trabalho de articulação entre as Fazendas Estaduais, e tem voz importante no debate público, dirime preocupações apresentadas em relação ao desrespeito ao pacto federativo.
A Febrafite acredita que a proposta de reforma tributária apresentada pelo COMSEFAZ é uma oportunidade única para promover as mudanças necessárias e alcançar um sistema tributário mais justo, eficiente e equilibrado para todo o país.
Veja a matéria completa AQUI
Veja a nota de apoio AQUI
Veja a proposta do Consefaz AQUI
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão