Fonte: da Agência Brasil
O cidadão brasileiro terá, a partir da próxima terça-feira (18), mais um instrumento para cruzar informações sobre valores, prazos, periodicidade e tipos de tarifas cobrados por dez diferentes bancos brasileiros. O Sistema de Divulgação de Serviços e Tarifas Bancárias (Star), criado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), disponibilizará, na internet, dados de 46 tipos de serviços cobrados pelos bancos, que, em muitos casos, o cliente sequer sabe o que está pagando.
"O cliente vai poder comparar, entre os bancos, o valor do serviço em cada um deles", disse o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. "Com essas informações, ele poderá ir ao gerente, negociar a tarifa e até mudar de banco". Segundo ele, haverá também mais competição entre os bancos, que deverão brigar pelo cliente, reduzindo, assim, as suas tarifas
"O serviço será bom para o banco também. Quanto melhor for o atendimento, maiores os negócios que o cliente faz com ele. Caminhar nessa direção vai diminuir reclamações e aumentar a fidelidade de seu cliente, o poder de atratividade. Isso faz parte desse jogo competitivo do mercado brasileiro", comentou.
De acordo com Vasconcelos, o objetivo do novo sistema é impulsionar o processo de auto-regulação do setor, uma campanha da Febraban. "A questão das tarifas é o primeiro capítulo desse projeto de auto-regulamentação, cujo objetivo é ter com o cliente uma relação muito mais clara, mais transparente e mais fácil para ambas as partes, que é uma exigência da cidadania hoje".
O serviço se assemelha ao já disponibilizado na página do Banco Central na internet, onde qualquer pessoa pode acessar uma relação com todos os tipos e valores de tarifas cobrados pelas 224 instituições financeiras existentes no Brasil. A página do BC oferece também a lista dos cinco bancos alvos das principais reclamações de clientes. No caso do Star, inicialmente serão disponibilizados dados de dez grandes bancos de varejo, mas, segundo Vasconcelos, a intenção é atrair a adesão dos outros bancos que fazem parte do sistema financeiro.
Leia íntegra aqui:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/14/materia.2007-09-14.4211075080/view
Sem comentários