home / notícias / Entrevista com Elvira

COMPARTILHAR

Entrevista com Elvira

Mais uma história compartilhada. Desta vez o IAF conversou com a Auditora Fiscal aposentada, Elvira Falcão de Carvalho. Uma mulher de bom astral, educada e personalidade marcante. Confira um pouco sobre essa história.

PÓS-APOSENTADORIA: “ME DEDICO ÀS REALIZAÇÕES PESSOAIS”

Elvira Falcão de Carvalho construiu uma história de sucesso ao se dedicar ao trabalho com eficiência, dedicação e assumir com muita responsabilidade as tarefas que lhe foram atribuídas. Na cidade de Feira de Santana deu os primeiros passos na Secretaria da Fazenda como estagiária, no Setor onde era elaborada a folha 7. Neste setor se resumia a arrecadação do município para informar à Secretária da Fazenda em Salvador. O Governo do Estado somava o valor arrecadado pelos municípios e aplicava o valor arrecadado pelo Estado. “Naquela época a folha sete era informada num formulário grande. Para datilografar os dados no formulário da folha sete, ele precisava ser dobrado. Em seguida preenchíamos a outra parte e para não ter erro, fazíamos uma cópia em outro formulário à mão preenchido de caneta. Os cálculos eram conferidos na máquina Facit, aquela que para multiplicar rodava a maçaneta para a direita quantas vezes fossem necessários, e para dividir manipulava-se a máquina ao contrário. O mesmo para somar e diminuir e por aí íamos fazendo os cálculos.  O computador demorou para chegar”, conta.

Nesta época, Elvira dividia seu tempo entre o estágio na Secretaria da Fazenda de Feira de Santana e a vida acadêmica na Universidade de Economia. Após formada, prestou concurso para a Secretaria da Fazenda, passou e ingressou como funcionária pública, atuando, inicialmente, como secretária do Delegado, em Cruz das Almas. Em seguida assumiu o posto de chefe da Arrecadação em Feira de Santana e Barreiras, onde trabalhou até a aposentadoria.

Após anos de dedicação ao trabalho, Elvira ressalta que a aposentadoria lhe rendeu uma rotina mais calma e prazerosa. “Nas horas vagas, fora das obrigações normais do dia a dia, leio e procuro estar com meus netos. Depois da aposentadoria, me dedico às aulas de hidroginástica, academia, massagens corporais, assistir filmes e jornais, atualizar o email e ler um pouco. Minha vida após aposentadoria, esta dedicada mais à minha vida junto aos meus familiares e realizações pessoais, fora da responsabilidade que tinha no trabalho da SEFAZ”, garante.

Após colecionar conquistas profissionais, atualmente Elvira coleciona fotos de viagens e momentos em família como uma boa aposentada, que sabe o quanto contribuiu e se dedicou ao serviço público.

COMPARTILHAR

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021
Telefones: (71) 4062-7013 / 2132-9568 / (71) 98421-6729 / (71) 98222-7485

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 98421-6729