Suprev lança Simulador de Aposentadoria
A Superintendência de Previdência lançou o sistema Simulador de Aposentadoria/Inatividade, através do qual o servidor público estadual pode consultar sua situação em relação a tempo para aposentadoria ou inatividade, tanto para servidores civis como para militares.
O lançamento do sistema aconteceu na última quarta-feira, 2, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado.
A ferramenta integra o sistema de Recursos Humanos do Estado da Bahia, RH Bahia, cujo acesso se dá pelo endereço www.rhbahia.ba.gov.br.
Para acessar a ferramenta, o servidor deverá seguir os seguintes passos:
- Entrar no portal www.rhbahia.ba.gov.br e clicar em Acesse o Sistema
- Na tela seguinte, entrar com o login (cadastro com 8 números, sem dígito) e senha. Caso tenha esquecido a senha, clicar em "Recuperar senha" que serão solicitadas algumas informações e a senha inicial será enviada para o e-mail cadastrado. Caso não tenha e-mail cadastrado, deverá comparecer ao SAC para fins de cadastrá-lo. Se for o primeiro acesso, clicar em "Primeiro acesso" que serão solicitadas as mesmas informações acima.
- Ao entrar no sistema, verificará que no final tem o ícone "Simulador de Aposentadoria/Inatividade". É só clicar (dois cliques) nele e aguardar pois o sistema está um pouco lento mas esperamos que a Suprev resolva este problema o mais breve possível.
4. Em seguida surgirá a tela abaixo. Clique duas vezes em "Baixar" e aguarde que as informações aparecerão na tela, e surgirá a opção de gravação do arquivo em PDF.
5. Aparecerão as informações relativas às diversas opções de acordo com as Emendas Constitucionais que alteraram a vida profissional dos servidores. Cada um deve analisar a respectiva situação para decidir a forma de requerer a aposentadoria/inatividade/reserva.
As dúvidas que certamente surgirão deverão ser dirimidas junto à unidade de Recursos Humanos do órgão ao qual o servidor esteve vinculado. No caso dos associados ao IAF Sindical, a unidade é a CARHU (71) 3115-8783.
Comentários
Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão