18/12/2025

Iniciado programa de visitação a associados mais idosos

Por iniciativa da titular da diretoria para assuntos de aposentadoria e pensão, Renata Psarska, foi iniciado programa de visitação aos associados mais idosos e que não são beneficiários do plano Asfeb Saúde.

O programa teve início no dia 14 de novembro, com visita à associada Maria Djorah Gonçalves Cavalcanti, residente no bairro da Graça, em Salvador. Foi constatado que o ambiente é muito bem cuidado e ambos os idosos apresentavam boa aparência.

O objetivo da visita foi analisar as condições de saúde e de moradia, a rede de apoio e vínculos familiares, aspectos emocionais e situação financeira da associada.

Maria Djorah, com 96 anos, vive com seu esposo José Barroso, 96 anos. Ambos estavam sob o amparo de cuidadora.

Maria Djorah é associada ao plano de saúde Planserv mas, eventualmente, recebe o geriatra Dr. Leonardo Salgado, de forma particular, assim como frequenta o dentista. Usa medicação contínua e faz fisioterapia duas vezes por semana. A associada locomove-se com auxílio de andador.

Foi relatado que, apesar da rede de apoio com cuidadoras, não há muita frequência de familiares. Seus três filhos residem na Espanha, Rio de Janeiro e Feira de Santana. Este último, segundo informações realiza visitas esporadicamente.

Estado típico da idade, Djorah apresenta quadro de pouca memória. Perguntada se gostaria de rever algum colega, respondeu que não se lembra mais de nenhum. “Gostei muito de trabalhar na Secretaria da Fazenda”, disse. Disse também que não tem frequentado Igreja, mas se lembra da Igreja da Graça. Apresenta um aspecto emocional triste, com sinais de isolamento social, mas não deseja participar de nenhuma atividade. A autoestima é boa, demonstrando interesse na aparência, inclusive nas fotos que foram registradas durante a visita.

Quanto à situação financeira a própria Maria Djorah informou que não sente nenhuma dificuldade, e que vive exclusivamente da aposentadoria.

Com a visita, a conclusão foi que realmente a pessoa idosa vive muito sozinha, pouco amparada por familiares. Maria Djorah demonstrou felicidade com a visita, bem como por ter sido presenteada com flores e chocolates. Na saída, fez questão de acompanhar os visitantes, usando andador, até a porta, conforme mandam os costumes e a boa educação.

Foi um “até logo” emocionante, disse Renata que foi acompanhada pelo diretor de assuntos econômicos e financeiros, Josias Menezes.

compartilhar notícia

Comentários

Gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Preencha os campos abaixo e participe da discussão