Senado absolve Renan Calheiros de acusação de quebra de decoro parlamentar por usar dinheiro de empreiteira para pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.
Em discurso antes da votação, senador Francisco Dornelles alerta para possível precedente. Veja o teor do discurso, relatado nos blogs de Noblat e Reinaldo Azevedo:
"Duas pérolas produzidas por Dornellles:
– Crime tributário não é causa para quebra de decoro.
– Amanhã, isso pode ser usado contra os senhores. Porque muitos aqui têm problemas fiscais.
Dornelles foi secretário da Receita Federal no governo de João Figueiredo, o último general-residente da ditadura de 1964. E depois foi ministro da Fazenda do governo José Sarney."
Blog do Noblat:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Dornelles faz ameaça velada a senadores
"Está em julgamento um possível crime contra a ordem tributária, que só poderá ser investigado em outro plano, do processo administrativo fiscal contra o contribuinte e não no Senado da República. Condenar por eventual crime contra a ordem tributária pode criar um precedente perigoso que pode atingir outros (senadores)".
A fala acima é do senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Está errada no mérito, é evidente, e na moral. Não é argumento, mas terrorismo. Problema fiscal uma pinóia! Sem prejuízo de Renan merecer também uma investigação dessa natureza, a acusação é de quebra de decoro ? aliás, quebra reiterada: dá para escolher o caso que mais escandaliza.
Mas Dornelles é esperto. Sua fala tem mais o tom de uma ameaça. Quer levar cada senador a refletir: Ih, será que eu tenho alguma pendência fiscal? Vão acabar me pegando?. Não! Renan não foi autuado pela Receita. Foi autuado por seu despudor ético como senador da República.
Acho que o senador Dornelles fez uma ameaça velada a seus pares. Que deve ser rechaçada.
Blog de Reinaldo Azevedo: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/
Sem comentários