home / notícias / Assembléia Geral no site de notícias Bahia Já

Assembléia Geral no site de notícias Bahia Já

11/09/2008 – 11:23
AUDITORES FISCAIS ESTADO EM "ESTADO DE ALERTA" CONTRA PROPOSTA SEFAZ

Em Assembléia Geral realizada no auditório da Casa do Comércio na manhã desta quinta-feira, 11, os auditores da Secretaria da Fazenda do Estado através do seu braço sindical, o IAF, aprovaram um "estado de alerta" contra as medidas anunciadas pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins, de permitir que os agentes de tributos possam constituir crédito junto às micro e pequenas empresas e no trânsito de mercadorias.

Na maior asssembléia que os auditores já realizaram na Bahia, com a presença entre 400 a 500 profissionais dos 997 existentes em todo o Estado, decidiu-se, ainda, combater a proposta da direção da Sefaz junto à midia local e nacional, e manter um canal de diálogo aberto com as representações da maioria (governo) e minoria (oposição) na Assembléia Legislativa.

Durante o encontro de hoje o presidente do IAF Sindical, Helcônio Almeida, anunciou também a criação de um "Fundo de Mobilização" visando assegurar possíveis embates que venham a acontecer, na confecção de materiais, divulgação na midia e outros.

Destacou ainda que o deputado Waldenor Pereira, PT, líder do governo lhe informou que o secretário Carlos Martins estaria aberto ao diálogo, com a possibilidade de organizar um novo encontro entre a direção do IAF na Sefaz.

MOBILIZAÇÃO

Os auditores descartam qualquer movimento do tipo paredista. De imediato constituiram um fundo de mobilização aprovado pela maioria com a constribuição de R$400,00 para cada um deles (R$200,00 em setembro; R$200,00 em outubro), além da mensalidade ao IAF Sindical (R$62,00) visando despesas com matérias pagas na mídia e outros.

No próximo domingo, na edição de A Tarde deverá sair um comunicado oficial da categoria. Segundo Helcônio Almeida, o IAF nasceu como Instituto e nunca teve a pretensão de se constituir num sindicato. Mas, diante da postura sectária do Sindsefaz em benefício dos agentes de tributos tentando promovê-los sem concurso público houve a necessidade de se constituir um sindicato.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA

O presidente da Federação Brasileira dos Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFI), Roberto Kupski, esteve presente na reunião e destacou que dará todo apoio ao IAF sindical na luta dos auditores, defendendo o diálogo com as autoridades para que se chegue a um consenso.

A matéria ainda não chegou a Assembléia Legislativa. O diretor do IAF, Sérgio Furquim, diz que seria até interessante que a Sefaz enviasse a minuta para a Mesa da Assembléia até para que o IAF tivesse conhecimento mais detalhado da proposta do governo.

PATRULHAMENTO

Para o diretor de relações institucionais do IAF, Maurício Ferreira, sindicalistas vinculados ao profisco net estão patrulhando os deputados do PT Bira Coroa e Fátima Nunes, os quais, defendem o diálogo e o concurso público.

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729