home / notícias / IAF inicia curso de SIFRA

COMPARTILHAR

IAF inicia curso de SIFRA

Cerca de 100 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira, da aula inaugural do curso de Sistema Informatizado de Fiscalização com Roteiros de Auditoria (SIFRA) – ferramenta de trabalho desenvolvida pelo auditor fiscal Joaquim Maurício da Motta Landulfo Jorge. Esta é a primeira etapa de um projeto idealizado pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF – de treinamento e capacitação para associados, que prevê novas turmas para este treinamento, bem como a oferta de outros cursos.

Com a turma completa e a presença de auditores fiscais associados, a aula inaugural foi marcada por um debate qualificado a respeito da categoria, do nível de exigência de conhecimento e de capacidade para o exercício da função, das atuais condições de trabalho e da importância da iniciativa do IAF. Destacou-se o discurso do presidente da Mesa, José Viana, vice-diretor Jurídico e de Apoio Funcional do IAF, sobre o momento histórico enfrentado pelos auditores fiscais do Estado da Bahia e pela iniciativa do IAF em assumir mais este desafio.

Além de Viana, a solenidade de abertura do curso teve participação do diretor de Assuntos Parlamentares do IAF, Maurício Ferreira, do diretor de Assuntos Tributários e Fiscais, Jorge Inácio, do representante da diretoria da Universo (instituição de ensino onde está ocorrendo o treinamento), Eduardo Seixas, e do auditor fiscal Joaquim Maurício, que ministra o curso.

"É de competência do IAF, como representante legal de um cargo importante como o de Auditoria Fiscal, desenvolver cursos que proporcionem maior credibilidade à nossa função. E o primeiro deles trata da utilização do SIFRA, importante instrumento de trabalho dos auditores. Pretendemos fazer outros cursos de treinamento", frisou Jorge Inácio, lembrando que a Universo foi escolhida, neste momento, como sede para esses eventos, tanto pela localização, como pela estrutura.

O SIFRA tem sido bem recebido por auditores da DAT Metro, onde Joaquim Maurício está lotado, como uma alternativa eficaz de trabalho. O auditor fiscal desenvolveu a ferramenta por iniciativa pessoal, com expectativas de diminuir erros de execução por parte dos sistemas. "Foi excepcional essa iniciativa – um de nós buscando soluções dos problemas diários para poder executar as ordens de serviços. E espero que esse curso, essa grande parceria, proporcione outros treinamentos, a melhoria, a qualificação de nossa categoria", disse o auditor Amarildo Tosta.

O Sistema disponibiliza roteiros de auditoria e estoque, o que facilita a análise de preços unitários e desenvolvimento de relatórios. "Na questão dos preços unitários, o SIFRA possibilita ao auditor fiscal verificar se existe disparidade de preços nos registros, o que não é possível com o SAFA, que é um sistema muito fechado", explicou Joaquim Maurício.

Durante a solenidade, o representante da universidade também se pronunciou, ressaltando a importância da instituição receber esse tipo de treinamento. "A Universo fica lisonjeada com a parceria do Instituto dos Auditores Fiscais em promover o curso nas dependências da instituição. Os auditores ocupam cargos públicos e de grande responsabilidade, e é esse tipo de público que a UNIVERSO pretende manter parcerias", disse Eduardo Seixas.

COMPARTILHAR

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729

FECHAR