O diretor e secretário de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Distrito Federal, Cícero Batista Araújo Rôla, protocolou, nesta sexta-feira (18), junto à Secretaria Geral da Mesa do Senado, pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.
No documento, Cícero solicita que o Senado apure o comportamento do ministro Gilmar Mendes por agir "de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções". Para o representante da CUT, Gilmar Mendes cometeu crime de responsabilidade ao conceder habeas corpus em favor de Daniel Dantas, do banco Opportunity, e demais diretores da instituição investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Dantas é acusado pelo Ministério Público de suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras. Ao final do documento da CUT, Cícero pede o impeachment do ministro por ter decidido pela soltura dos acusados, alegando que a decisão de Gilmar Mendes visa destruir ou inibir o trabalho de investigação criminal.
– Não podemos viver com a suspeição sobre um presidente do STF. Ele não poderia ter despachado o habeas corpus sem passar pelo colegiado – disse Cícero Rôla.
FONTE: Agência Senado / repórter Geraldo Sobreira
Sem comentários