home / notícias / Comparação com Santa Catarina é pertinente

COMPARTILHAR

Comparação com Santa Catarina é pertinente

O projeto de reestruturação apresentada pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF não propõe que o estado tenha o mesmo número de Auditores de Santa Catarina, mas o dobro. O pouco cuidado com a leitura e a análise do projeto fez com o que o Sindicato dos Servidores da Fazenda relacionasse espaço territorial com quantidade de Auditores e desconhecesse a relação direta entre a economia de um Estado e a sua arrecadação, ou mesmo a sua carga tributária. Se alguém ingenuamente relacionar tamanho do Estado com quantidade de Auditores, como ficaria o quadro de Auditores do Estado do Amazonas? E quantas empresas necessitam ser fiscalizadas em quase 40% do território baiano representado pelo semi-árido? A Sefaz tem como missão arrecadar de forma eficiente, como, aliás, o próprio sindicato divulga, os recursos necessários à manutenção de uma Bahia cada vez mais cidadã. E o governo eleito, no qual o IAF acredita, saberá usá-los em favor de todos.
E a aprovação da carreira única em Santa Catarina não está corretamente posta pelo sindicato. Como o IAF já alertou em notas anteriores, foi a junção de quatro antigos cargos, cujas exigências para a investidura e as atribuições dos cargos eram absolutamente iguais, o que logicamente não acontece na Bahia onde os atuais Agentes de Tributos foram admitidos através de concurso público para um cargo de nível médio e que o governo anterior, sem uma análise jurídica cuidadosa enquadrou-os em outro cargo de nível superior. Acresça-se que as atribuições desses companheiros estão claramente definidas em lei.
Não há, pois, nenhum equívoco em citar Santa Catarina. Numa leitura menos apressada do projeto do IAF pode ser observado que a arrecadação do ICMS de Santa Catarina vem logo após a da Bahia.

COMPARTILHAR

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729

FECHAR