home / notícias / Auditores da área financeira discutem proposta

COMPARTILHAR

Auditores da área financeira discutem proposta

Cerca de 90 auditores fiscais lotados no DEPAT, DIROP, DICOP, GASEC, SGF, DIREG e de outros setores reuniram-se na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, para discutir a proposta do secretário da Fazenda de reestruturação das carreiras.

Iniciando os pronunciamentos, o auditor fiscal Antonio Medeiros, diretor de Mobilização do IAF Sindical, fez um relato da reunião com o secretário da Fazenda, chamando atenção para aspectos do projeto, que até o momento não foi divulgado oficialmente e que a única certeza, é a constituição do crédito no trânsito e pequenas empresas.

Ele lembrou que o secretário foi questionado sobre alguns aspectos e ficou de responder a uma indagação simples. "Imagine a hipótese de uma ação fiscal, em uma pequena empresa, agora, a partir do projeto apresentado, sendo fiscalizada por dois profissionais, um auditor e um agente de tributos. Se no decorrer dos trabalhos, ficar constatada sonegação de impostos em um montante superior a 20% da receita bruta e devido a isso a empresa tenha de ser enquadrada e fiscalizada como empresa normal. O agente de tributos será convidado a sair da ordem de serviço, já que ele só poderia constituir crédito de pequenas e micro empresas?", questionou.

Durante a reunião, o auditor Vinicius Morgado, fez um breve histórico da sua vida profissional e do seu ingresso na carreira. Ele contou que trabalhava como engenheiro na iniciativa privada e ocupava a gerência em uma multinacional. Quando resolveu fazer concurso para auditor fiscal, pediu demissão da empresa e com o dinheiro da rescisão e faltando menos de noventa dias para o concurso, dedicou-se em tempo integral aos estudos. "Foi um trabalho árduo, de dedicação intensa. Como o edital exigia o conhecimento em vinte matérias, mais uma redação, foi impossível estudar todo o conteúdo", disse. Mesmo assim, ele passou e ingressou na carreira através de concurso. "Se hoje sou auditor foi por mérito pessoal, assim como tem ocorrido com todos que se dedicam e se empenham", frisou.

O auditor chamou a atenção de todos para temas como a importância de ser auditor fiscal. Também falou sobre a relevância da Superintendência Financeira nas ações estratégicas da secretaria. "O tempo mínimo para se preparar um Auditor nesta área é em torno de oito anos, com muito estudo e conhecimento técnico", enfatizou.

Um dos pontos mais importantes destacados pelos colegas que se pronunciaram, é que o projeto "monocrático" conseguiu unir os praticamente todos os auditores de todas as áreas na luta pela defesa da carreira e pelo respeito à Constituição.

As discussões se estenderam das 9h às 11h30. Entre as ações aprovadas, estavam reuniões setoriais nos departamentos e divisões para tratarem de encaminhamentos relativos à mobilização geral da categoria e à assembléia desta quinta-feira.

COMPARTILHAR

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729

FECHAR