A arrecadação de ICMS do Estado da Bahia, no primeiro bimestre de 2008, alcançou a cifra de mais 1,710 bilhões de reais, ou seja, mais de 321 milhões acima da arrecadação de ICMS do mesmo período de 2007 (dados fechados até o dia 29/02/2008).
O Incremento da arrecadação foi de 23,176% no acumulado dos dois meses, sendo um incremento de 17,613% em janeiro e 28,976% em fevereiro.
O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) fez as contas e confirmou que é recorde histórico nos dois meses. "É o melhor início de ano da história do ICMS na Bahia", confirmou Sergio Furquim, Diretor de Assuntos Econômicos do IAF.
A quase totalidade dos segmentos econômicos estudados tiveram crescimento significativo na arrecadação a destacar os segmentos de Petróleo, Energia e Telecomunicações (Utilidade Pública), Comércio Varejista e Comércio Atacadista. Esses segmentos foram responsáveis por mais de 80% do incremento da arrecadação. Os segmentos de Transportes e Agroindústria também tiveram um excepcional desempenho.
O aquecimento da economia, a melhora de renda da população, o aumento do nível de emprego e a fiscalização mais presente nos setores econômicos mais importantes e dinâmicos ajudam a explicar este incremento.
"Sem dúvida o ano começa promissor, mantida a tendência teremos um ano excepcional possivelmente alcançando uma arrecadação de ICMS bem próxima a 10 bilhões de reais ao final do exercício, ou até ultrapassando pela primeira vez este patamar. Este é um fator importante para melhoria das condições de vida da população do Estado já que o ICMS é a mais importante fonte de receita estadual e o Estado precisa melhorar principalmente os níveis de investimentos", relatou o diretor do IAF.
Sem comentários