home / notícias / Ações da Petrobras dispararam na Bovespa e na bolsa de valores de Nova York

COMPARTILHAR

Ações da Petrobras dispararam na Bovespa e na bolsa de valores de Nova York

Fonte: Reuters

As ações da Petrobras dispararam na Bovespa e na bolsa de valores de Nova York nesta quinta-feira, depois que a empresa anunciou sua maior descoberta de reserva de óleo no país.

Isso levou o valor de mercado da estatal a 385 bilhões de reais, aumentando a distância para a segunda maior empresa do Brasil, Companhia Vale do Rio Doce, que encerrou o pregão desta quinta-feira com valor de mercado de quase 291 bilhões de reais.

Na bolsa paulista, as preferenciais subiram 14,12 por cento, para 80,17 reais. Foi a maior alta desde a de 20,70 por cento de 15 de janeiro de 1999, segundo levantamento da consultoria Economática.

A maior companhia do mundo em capitalização de mercado é a PetroChina, que supera 1 trilhão de dólares. A segunda colocada é a Exxon Mobil, com cerca de 500 bilhões de dólares.

Fonte: Uol Economia

O volume financeiro com as ações da estatal já supera R$ 1 bilhão no dia, frente aos R$ 3,5 bilhões totais negociados na Bolsa brasileira. "É preliminar, não entrou em reserva, mas o que tem de óleo recuperável estimado é considerável. Cinco a oito bilhões de barris de petróleo e gás natural é mais ou menos metade da reserva da Petrobras", observou analista da corretora Fator Marcos Paulo Pereira.

Brasil na contracorrente
Por conta principalmente da alta da Petrobras, o mercado brasileiro de ações segue em caminho inverso ao de algumas das principais Bolsas do mundo.

Nos Estados Unidos, o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Ben Bernanke, disse ver crescimento ainda lento no início de 2008, apesar de considerar que a economia do seu país permanece resistente. Os principais índices de Wall Street operam em baixa.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio e a de Hong Kong desabaram nesta quinta, com a primeira fechando em baixa de 2% e a segunda, de 4,85%.

Alta ‘sustentada’
"Acho que parte (da reserva que a Petrobras anunciou) já era um pouco esperada, mas é claro que a surpresa é positiva, tanto é que o papel está reagindo muito bem", complementou. "A alta que está acontecendo é sustendada. Merece mudar um pouco o patamar da ação."

COMPARTILHAR

Sem comentários

Deixe o seu comentário!

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 3052-4414 (71) 98421-6729

FECHAR