(71) 4062-7013

home / notícias / Entrevista AF - Renata Psarska

COMPARTILHAR

Entrevista AF - Renata Psarska

Contar histórias dos nossos Auditores Fiscais aposentados é sempre prazeroso para quem conta como para quem lê. Este o objetivo do IAF com esta série de publicações. Desta vez a conversa foi com Renata Psarska, profissional de carreira idônea, que muito nos orgulha com sua trajetória.

PÓS-APOSENTADORIA: “É MUITA FELICIDADE APRECIAR AS ARTES QUE SÃO CRIADAS NESSE MUNDO”

Ele é a niteroiense polonesa mais baiana do IAF. Brincadeiras à parte, Renata Psarska é global, mas foi no Estado da Bahia que ela deu sua contribuição para a fiscalização do dinheiro público.

Filha de poloneses refugiados da 2ª Grande Guerra Mundial, ela nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1950. Durante muitos anos viveu numa colônia de poloneses e esta era a língua oficial usada pela família. Numa Escola Britânica em São Paulo aprendeu o inglês e o Português (que foi sua terceira língua), só foi aprendida numa pequena escola em Ribeirão Pires, em São Paulo. Após a perda do pai, Renata mudou-se com a família para a capital paulista e no Colégio Assunção aprendeu francês. “Me lembro das reuniões no Natal, onde se conversavam 4 línguas simultaneamente. Só hoje me dou conta de como devia ser engraçada essa Torre de Babel”, lembra.

Durante o curso de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, um polonês me deu o primeiro emprego na área de administração numa indústria de tubos trefilados no bairro do Ipiranga. De lá consegui um contrato melhor em outra empresa. Ainda na Fundação Getúlio Vargas apaixonou-se por um baiano e mudou-se para a Bahia, em 1975, onde atuou também em diversas empresas. “Estou aqui há 46 anos. Amo a Bahia! Sou baiana de coração, apesar de tantas nacionalidades misturadas. Hoje tenho 2 filhos, 2 netos e 2 netas”, afirma.

Em terras baianas, Renata deu início ao serviço público. “Fiz meu primeiro concurso para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia e passei. Depois passei para o Banco Central, para Auditor Fiscal Municipal de Salvador, mas achei que não deveria assumir. Então fiz o concurso para a Secretaria da Fazenda e passei como Auditora Fiscal, onde ingressei em 1996. E lá permaneci até 2016. Foram 20 anos de muita dedicação e trabalho. Fui lotada na Auditoria Geral do Estado, depois assumi 2 cargos de Superintendente na Secretaria da Administração do Estado da Bahia, retornei para a AGE e finalizei na Infip”, conta.

Atualmente aposentada, Renata dedica-se à empresa que atua no ramo do turismo: a Ver Salvador. “A premissa é passear com amigos e amigas. Gosto muito de arte. Viajo o mundo para ver galerias de arte e museus. É muita felicidade apreciar as artes que são criadas nesse mundo. Mas além disso também me dedico à minha família e ao meu canal no Youtube. Procuro sempre fazer atividades que me garantam prazer e conteúdo”, finaliza.

IAF – Trabalho e Transparência!

COMPARTILHAR

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021
Telefones: (71) 4062-7013 / 2132-9568 / (71) 98421-6729 / (71) 98222-7485

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 98421-6729