(71) 4062-7013

home / notícias / Entrevista - AF Antônio Guanabara

COMPARTILHAR

Entrevista - AF Antônio Guanabara

O IAF segue com a série de entrevistas com os Auditores Fiscais aposentados para descobrir histórias de vida e as realizações destes profissionais. Desta vez a conversa foi com Antônio Magalhães Guanabara, profissional dedicado, que não nega o amor pela profissão escolhida.

PÓS-APOSENTADORIA: Onde existe felicidade existe sucesso
 

No auge dos seus 93 anos ele esbanja lucidez, vigor e sinceridade, assim é Antônio Magalhães Guanabara, o entrevistado do mês. Foi na cidade de Valença, interior baiano, que ele nasceu, estudou e deu os primeiros passos na vida profissional. Em 1952 mudou-se para Ipiaú e deu continuidade à carreira fiscal. “Ocupei todos os cargos permitidos pela minha profissão. Fui escrivão, fiscal de renda, Auditor Fiscal, Inspetor, delegado e diretor-geral. Minha vida inteira foi dedicada à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia”, conta.
 
Apaixonado pela carreira, Antônio não consegue definir em palavras o que mais o orgulha na trajetória profissional. “Eu gosto de tudo. Meu amor pela área fiscal é tão grande que um dos meus filhos, Sérgio Guanabara, espelhou-se em mim e ingressou na carreira de Auditor Fiscal. Hoje ele encontra-se aposentado”, afirma referindo-se a um dos seus seis filhos.


Para Guanabara, a fase de adaptação pós-aposentadoria foi um momento difícil e doloroso, sobretudo no quesito adaptação. “Eu ocupava um importante cargo na da Secretaria da Fazenda, e mesmo após a aposentadoria, religiosamente, ia toda sexta-feira participar das reuniões na Delegacia Regional em Simões Filho, momento de se ouvir as dúvidas e pedidos de esclarecimentos dos funcionários da ativa. Eu fazia isso simplesmente porque eu gostava do meu trabalho e isso me fazia bem”, afirma, ressaltando que ainda tem dificuldades com a nova rotina sem expediente. “Apesar dos anos, ainda estou tentando me adaptar. De forma voluntária, eu sempre arranjo algo na minha área para fazer, gosto muito de ajudar outros profissionais e converso bastante com meu filho sobre a atividade que escolhemos como profissão”, relata.
 
Em poucos minutos de conversa com Guanabara, fica nítido o amor que ele nutre pela profissão, garantindo, em diversos momentos, que trabalhar com amor é garantia de felicidade e bons rendimentos. “Falo para os novos Auditores Fiscais o mesmo que falo para os meus filhos: é necessário vestir a camisa em qualquer trabalho que se escolha. Não adianta trabalhar com o que não gosta. Onde existe felicidade e satisfação existe sucesso”, pontua.

IAF – Trabalho e Transparência!

COMPARTILHAR

Av. Tancredo Neves, 2227, ED. Salvador Prime Torre Work, sl 515 Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-021
Telefones: (71) 4062-7013 / 2132-9568 / (71) 98421-6729 / (71) 98222-7485

(71) 4062-7013 / (71) 2132-9568 / (71) 98421-6729